Personalidade destaque do mês:
Laila Katina
Com 35 anos, tem nas mãos a responsabilidade de gerir a área de Desenvolvimento Sindical da FIEMG. Seu papel envolve o relacionamento direto com os presidentes dos 125 sindicatos filiados à entidade, além de contribuir com o trabalho das regionais da FIEMG. Com uma formação em Administração pelo IBMEC e uma pós-graduação em Liderança e Inovação pela FGV, Laila também possui uma qualificação incomum: é formada em Design de Interiores pelo INAP, uma escolha que remete à sua trajetória familiar no setor de móveis planejados.
Antes de assumir seu cargo na FIEMG, Laila atuou por sete anos como gestora na empresa de móveis planejados de sua família, uma experiência que moldou sua compreensão sobre os desafios enfrentados pelos empresários industriais. “Passei por todos os desafios que o industrial enfrenta. Vi minha família trabalhar duro para sustentar o negócio, lidando com dificuldades imensas, que culminaram no encerramento das atividades da empresa em 2018. Isso me deu uma perspectiva muito clara do que é estar do outro lado, o lado de quem gera emprego e renda”, relembra.
Em 2019, Laila deu um novo rumo à sua carreira ao assumir a então Assessoria de Relações Sindicais da FIEMG, agora renomeada como Desenvolvimento Sindical. “Quando cheguei aqui, senti que estava no lugar certo. Trabalhar ao lado do presidente Flávio Roscoe, que é um líder inspirador, visionário e um ser humano excepcional, me motiva todos os dias. O presidente Flávio não é apenas um gestor, ele tem um propósito claro: fortalecer os sindicatos e, com isso, fortalecer a indústria mineira. Ele valoriza o trabalho coletivo e voluntário dos sindicatos, e ver de perto a transformação que isso gera no ambiente de negócios é algo incrível. Aqui, posso fazer pelo próximo o que gostaria que tivessem feito pela indústria da minha família”, ressalta Laila.
Com uma base tão diversificada – composta por sindicatos de diferentes áreas de atuação, espalhados por todo o estado de Minas Gerais e liderados por presidentes com distintas formações e interesses – Laila enfrenta o desafio constante de garantir uma comunicação eficiente e uma gestão que contemple a diversidade. “A informação que é clara para um, pode não ser da mesma forma para outro. Isso exige uma comunicação assertiva, transparente e adaptada", explica.
Sob a liderança do presidente Flávio Roscoe, a área de Desenvolvimento Sindical passou por uma reestruturação que priorizou a meritocracia e o fortalecimento dos sindicatos. Laila participou ativamente dessa transformação, destacando projetos inovadores como o programa de meritocracia sindical, que vincula apoios e benefícios ao cumprimento de metas e critérios claros e predefinidos. “Esse foi um dos projetos mais importantes para incentivar os sindicatos a se fortalecerem, além de garantir que todos tenham oportunidades iguais. O número de associados praticamente dobrou desde o início da gestão, e isso é um reflexo direto do trabalho que tem sido feito para empoderar os sindicatos”, comenta.
Entre os principais avanços sob sua gestão está a implementação do software Higestor, que possibilita uma gestão eficiente das bases sindicais, garantindo uma visão clara e atualizada das indústrias representadas e enquadramento automático.
Embora Laila não tenha sido a criadora do FIEMG Coin, ela vê essa iniciativa do presidente Flávio Roscoe como uma ferramenta importante para fortalecer a relação entre sindicatos e seus associados. “Essa moeda virtual foi um marco, permitindo que as indústrias associadas aos sindicatos tivessem acesso a serviços da FIEMG sem custos adicionais. Isso fortaleceu o vínculo entre sindicatos e indústrias, além de aumentar a retenção de associados.
A gestão de Laila é marcada por eficiência e humanização, características que são constantemente ressaltadas por sua equipe. “Ela tem um brilho nos olhos quando fala dos projetos de fortalecimento sindical e tem um olhar atento e doce para cada um da equipe”, observa um dos colaboradores da área. Entre os projetos que se destacam estão as capacitações para colaboradores dos sindicatos, os editais de feiras e eventos sindicais, as ações para a regularização sindical, o Projeto Dirigente e o Encontro de Coordenadores.
Laila também destaca a importância da autonomia que recebe de Flávio Roscoe: “Ele nos dá autonomia, mas também está sempre presente, criando novos projetos e nos apoiando. Cada decisão que tomo é com o objetivo de honrar a confiança que ele deposita em mim e na equipe. Aprendo com ele todos os dias, e isso me faz querer entregar sempre o melhor para a FIEMG e os sindicatos”, destaca Laila, com evidente admiração.
Ela finaliza com um olhar otimista sobre o futuro e sua contribuição para a FIEMG. “Sinto que ainda tenho muito a fazer. Aprendo todos os dias com o presidente Flávio e com os líderes sindicais. Cada ação, cada projeto é pensado para impactar positivamente as indústrias mineiras e, por consequência, toda a sociedade. Aqui, eu faço parte da transformação que sempre sonhei em ver no nosso ambiente de negócios, e isso me enche de orgulho.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário